RELIGIOSOS ORDENADOS OU NÃO

QUE AMOR É ESSE?

Que amor é esse que sinto que me leva a não me preocupar com a possibilidade de ter? Mas que me leva a só amar e querer doar-me? Que amor é esse que me faz tão livre a ponto de não me prender a mim mesmo? Que amor é esse que tenho por Ti que me faz deixar os que mais amo? Não há vocação sem cruz. Não há amor sem renúncia. Veja que renúncia você precisa fazer para seguir a sua vocação. Abrace a sua cruz e deixe de lado todos os medos, todas as dificuldades, incertezas e tudo o que lhe impede de realizar a sua vocação!

VOCACIONADOS

O processo vocacional na Congregação Servos do Sagrado Coração tem início, oficialmente, em cada ano, com o ENCONTRÃO VOCACIONAL que acontece sempre no último final de semana do mês de julho. Nele os jovens que se sentem chamado á vocação religiosa têm a oportunidade de conhecer a realidade própria da congregação, seus membros, seu carisma, sua missão e sua atuação. Nesses encontros variados temas vocacionais são trabalhados através de atividades em grupo, conferências, simpósios e conversas com os irmãos da equipe vocacional e da equipe de formadores. Também nesses encontros os vocacionados têm a oportunidade de vivenciar a rotina da Casa dos Servos do Sagrado Coração, conviver e compartilhar sonhos e experiências com os postulantes, noviços, religiosos ordenados e religiosos não ordenados de nossa família religiosa.

Ademais, durante o ano realizamos visitas domiciliares aos vocacionados que desejam nos conhecer melhor visando um posterior ingresso em nossa família religiosa, ou não. Depois do acompanhamento presencial domiciliar e/ou por correspondência, e do diálogo com a equipe vocacional através do Encontrão Vocacional, os vocacionados poderão solicitar para ingressarem em nossa família religiosa. São convidados também a fazer uma experiência de convivência aos finais de semana, a qualquer período do ano, em alguma de nossas casas em data combinada com cada comunidade religiosa e de acordo com a disponibilidade de cada vocacionado.

Todo vocacionado deve ser apresentado pelo seu pároco ou outro sacerdote de sua paróquia. A conhecida “carta de apresentação”.

Para os jovens que estão em seminários diocesanos e/ou em outras congregações religiosas, qualquer visita deve ser feita com o consentimento prévio de seus formadores, que serão consultados.

Para os jovens egressos de seminários diocesanos ou outras comunidades religiosas será preciso, além da “carta de apresentação” do pároco ou outro sacerdote de sua paróquia, uma carta de referência dos antigos formadores, a quem a congregação pedirá os informes devidos.

A idade do candidato, a condição social e/ou racial, a distancia geográfica da sua residência ou a titulação acadêmica não são requisitos preponderantes para um acolhimento em nossa família religiosa. Deus chama pelo nome e não pela idade, cor, condição social ou titulação acadêmica. Chama para um serviço.

SOMOS TODOS CHAMADOS A SERMOS RELIGIOSOS

Quem entra na vida Religiosa Servos do Sagrado Coração não tem como objetivo primeiro ser sacerdote, ser padre. Tem, em primeiro lugar, a vontade de ser Servo do Sagrado Coração, de ser irmão. O ideal de vida dos Servos é o mesmo para todos: seguir Jesus Cristo. O que todos têm de comum é a consagração religiosa, de serviço a Deus e aos irmãos. Por isso, entre os Servos do Sagrado Coração não dever haver discriminação se este é padre e/ou aquele irmão, pois antes de ser padre o Servo do Sagrado Coração tem como primeiro objetivo e compromisso ser irmão. Eles devem se ajudar mutuamente, animando-se nas dificuldades e convivendo fraternalmente. Os Servos do Sagrado Coração, no serviço à Igreja e às comunidades cristãs, prestam diferentes formas de serviços: trabalhando com o povo, catequizando, assistindo aos doentes, em movimentos populares, servindo nos trabalhos internos de sua comunidade religiosa, etc. Se o Servo do Sagrado Coração assume o sacerdócio, ele também serve a Igreja na pregação, na administração dos sacramentos e no acompanhamento das comunidades cristãs em uma determinada paróquia/diocese e sempre morará em comunidade e em comunhão com os demais irmãos formando uma comunidade de religiosos. Portanto, o objetivo primeiro de quem quer ser Servo do Sagrado Coração é de ser irmão e a partir da necessidade da Igreja, poderá ser chamado a servir como irmão religioso ordenado a serviço da Igreja local, da Congregação e do mundo.

O RELIGIOSO NÃO ORDENADO

Ser religioso não implica necessariamente ser padre. A finalidade da vida religiosa é a imitação de Jesus Cristo pela vivência dos votos. A vida religiosa é uma forma de o cristão se consagrar a Deus. O Irmão Religioso Servo do Sagrado Coração é aquele que assumiu viver o Evangelho de Cristo, mas não como sacerdote. O campo de trabalho do irmão é muito vasto e há muitas possibilidades de atuação apostólica na Igreja. Os Servos do Sagrado Coração têm diversas formas de atuação que não a paroquial. É um carisma dinâmico que permite as mais diversas atividades como modo de ser e de servir ao Povo de Deus.

O RELIGIOSO ORDENADO

Ser padre não é o essencial da vida religiosa. O sacerdócio é assumido pelo religioso Servo do Sagrado Coração como forma de serviço à Igreja. O padre possui algumas funções que somente ele pode executar como, por exemplo, a administração dos sacramentos da confissão, da unção dos enfermos, a celebração da Santa Missa, etc. O Religioso Servo do Sagrado Coração Sacerdote deve se caracterizar por um jeito todo próprio do servo atuar no meio do povo, da Igreja.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

SERVOS DO SAGRADO CORAÇÃO INAUGURAM SANTUÁRIO EM HOMENAGEM A SAGRADA FAMÍLIA

Na sexta-feira, dia 17 de julho de 2020, às 17h00min, na Casa Geral dos Servos do Sagrado Coração em Campos Sales-CE os padres e irmãos Servos do Sagrado Coração se reuniram para fazer a bênção solene de inauguração do Santuário dedicado à Sagrada Família.
Foi um momento místico e muito gratificante. Por causa da pandemia, o número de pessoas foi reduzido.
Nossa gratidão ao casal Dr. Lourenço Arrais e Ana Maria Arrais pela doação da imagem da Sagrada Família que a partir dessa data passa a ser mais um local de orações dando sequência assim ao projeto de expandir os locais de espiritualidade e mística religiosa na casa geral. Muito obrigado!
Logo a pós a oração, que teve a programação abaixo, foi oferecido um pequeno ágape aos amigos presentes.

1. MOTIVAÇÃO INICIAL E BOAS VINDAS

2. INVOCAÇÃO A SANTÍSSIMA TRINDADE

A NÓS DESCEI DIVINA LUZ
A nós descei, divina luz! / A nós descei, divina luz! / Em nossas almas acendei / o amor, o amor de Jesus! (2x)
1. Vinde, Santo Espírito, / e do céu mandai / luminoso raio! (2x)
2. Vinde, Pai dos pobres, / Doador dos dons / Luz dos corações! (2x)


3. INICIANDO O TERÇO MARIANO - MISTÉRIOS GOSOSOS

Credo
Ave Maria, Filha de Deus-Pai
Ave Maria, Mãe de Deus-Filho
Ave Maria, Esposa do Espírito Santo
Glória ao Pai....

PRIMEIRO MISTÉRIO GOZOSO
Anunciação do Anjo Gabriel a Maria - Lc 1, 26-27.

Canto
Bendito Rosário da Virgem Maria, caminho seguro que à glória nos guia (bis)
Ave Maria - doce saudação. Que ternura encerra, que consolação (bis).

Texto bíblico
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

A PADROEIRA
1. Ó, Virgem Santa, / Rogai por nós, pecadores / Junto a Deus Pai / E livrai-nos do mal e das dores / Que todo homem caminhe / Tocado pela fé / Crendo na graça divina / Esteja como estiver
2. Abençoai / Nossas casas, as águas, / As matas e o pão nosso / A luz de toda manhã, / O amor sobre o ódio / Iluminai / A cabeça dos homens, / Te pedimos agora / E que o bem aconteça / Nossa Senhora.


SEGUNDO MISTÉRIO GOZOSO
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel - Lc 1, 39-42.

Canto
Bendito Rosário da Virgem Maria, caminho seguro que à glória nos guia (bis)
Maria visita Santa Isabel. Que grande alegria e graça de Deus (bis).

Texto bíblico
Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre".
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

REGAÇO ACOLHEDOR
Oh, Minh’ alma / Retorna à tua paz / Como criança bem tranquila / No regaço acolhedor de sua Mãe. (2x) Minha mãe é a virgem Maria / É ela que agora vai / Me acolher, me abraçar, / Me perdoar, me compreender, / Me acalmar, me en-sinar, Me educar, / Me formar, me amar. (2x) / Oh, minh ‘alma retorna à tua paz...


TERCEIRO MISTÉRIO GOZOSO
O Nascimento de Jesus na gruta, em Belém - Lc 2,1-7.

Canto
Bendito Rosário da Virgem Maria, caminho seguro que à glória nos guia (bis)
Nasceu em Belém Jesus Salvador. O verbo divino veio por amor (bis).

Texto bíblico
Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 
Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.  Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 
E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

NOSSA SENHORA
1.Cubra-me com seu manto de amor / Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar / Que as pedras do meu caminho / Meus pés suportem pisar / Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar / Se ficaram mágoas em mim / Mãe tira do meu coração / E aqueles que eu fiz sofrer, peço perdão / Se eu curvar meu corpo na dor Me alivia o peso da cruz / Interceda por mim minha Mãe, junto a Jesus
Nossa Senhora me dê a mão / Cuida do meu coração / Da minha vida, do meu destino/ Nossa Senhora me dê a mão / Cuida do meu coração / Da minha vida, do meu destino / Do meu caminho / Cuida de mim.
2. Sempre que o meu pranto rolar / Ponha sobre mim suas mãos / Aumenta minha fé e acalma o meu coração / Grande é a procissão a pedir / A misericórdia, o perdão / A cura do corpo e pra alma, a salvação / Pobres pecadores oh Mãe / Tão necessitados de Vós / Santa Mãe de Deus, tem piedade de nós / De joelhos aos Vossos pés / Estendei a nós Vossas mãos / Rogai por todos, nós Vossos filhos, meus irmãos.


QUARTO MISTÉRIO GOZOSO
Apresentação do Menino Jesus no Templo - (Lc 2, 21-24).

Canto
Bendito Rosário da Virgem Maria, caminho seguro que à glória nos guia (bis)
Levado ao templo o Menino Jesus, Maria e José caminham na luz (bis).

Texto bíblico
Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será    consagrado ao Senhor; e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

MARIA DE NAZARÉ
1. Maria de Nazaré, Maria me cativou / Fez mais forte a minha fé / E por filho me adotou / As vezes eu paro e fico a pensar / E sem perceber, me vejo a rezar / E meu coração se põe a cantar / Pra Vigem de Nazaré / Menina que Deus amou e escolheu / Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus / Maria que o povo inteiro elegeu / Senhora e Mãe do Céu
Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!
2. Maria que eu quero bem, Maria do puro amor / Igual a você, ninguém / Mãe pura do meu Senhor / Em cada mulher que a terra criou / Um traço de Deus Maria deixou / Um sonho de Mãe Maria plantou / Pro mundo encontrar a paz / Maria que fez o Cristo falar / Maria que fez Jesus caminhar / Maria que só viveu pra seu Deus / Maria do povo meu.


QUINTO MISTÉRIO GOZOSO
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo - (Lc 2, 41-47)

Canto
Bendito Rosário da Virgem Maria, caminho seguro que à glória nos guia (bis)
A perda e o encontro do filho de Deus: aflição e alegria - tudo aconteceu (bis).

Texto bíblico
Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.
Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai.

AVE MARIA SERTANEJA
1. Quando batem as seis horas / de joelhos sobre o chão / O sertanejo reza a sua oração.
Ave Maria Mãe de Deus Jesus / Nos dê força e coragem / Pra carregar a nossa cruz (bis).
2. Nesta hora bendita e santa / Devemos suplicar / A Virgem Imaculada / Os enfermos vir curar.

4. SALVE RAINHA

HINO DA SAGRADA FAMÍLIA
Sagrada família de Nazaré / Maria, Jesus e José / Modelo perfeito de doação /
Ajude as famílias em sua missão.

1. A minha missão é gerar nova vida / Viver o perdão e amar sem medida / Partilhar a vida é repartir o pão / Um par de aliança num só coração.
2. Do ventre materno por amor nasci / Nos braços paternos andei e cresci / No beijo e abraço e no aperto de mão / Revivo a origem da minha missão.

3. Família é festa, comunhão e amor / Imagem humana de Deus criador / Recriando a vida e vivendo a paixão / Unidos pra sempre na mesma missão.


5. BÊNÇÃO DO NICHO DA SAGRADA FAMÍLIA

BÊNÇÃO DA ÁGUA
Padre: Ó Deus que conferiste a água o privilégio de participar nos maiores sacramentos instituídos por vós para a salvação dos homens, derramai a Vossa bênção sobre esta água fazendo com que todo objeto por ela aspergido se conserve imune da impureza e livre de todo o mal + (sinal da cruz sobre a água).
Todos: Amém.

BÊNÇÃO DA IMAGEM DA SAGRADA FAMÍLIA
Padre: Deus eterno e todo poderoso, não reprovais a escultura ou pintura de imagens dos santos para que, à sua vista, possamos meditar seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós Vos pedimos que abençoeis e santifiqueis estas imagens, feitas para recordar os exemplos e as virtudes de Jesus, Maria e José. Concedei a todos os que, diante dela desejarem venerar e glorificar o Vosso Filho Unigênito que, por seus merecimentos e intercessão, alcancem, no presente, a Vossa graça e, no futuro, a glória eterna. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

ÁGUA VIVA
Eu te peço desta água que tu tens / És água viva, meu senhor / Tenho sede, tenho fome de amor / E acredito nesta fonte de onde vens / Vens de Deus, estás em Deus, também és Deus / E Deus contigo faz um só / Eu, porém, que vim da terra e volto ao pó / Quero viver eternamente ao lado teu.
És água viva, és vida nova / E todo dia me batizas outras vez / Me fazes renascer, me fazes reviver / Eu quero água desta fonte de onde vens.

6. BÊNÇÃO SOLENE DA SAGRADA FAMÍLIA
Pe. O Senhor esteja convosco.
Todos. Ele está no meio de nós.
Pe. Deus Pai guarde e proteja nossas famílias e nos guie em seu amor.
Todos. Amém!
Pe. O Senhor Jesus fortaleça a vida das crianças e dos jovens, e eles cresçam e seu amor.
Todos. Amém!
Pe. O Espírito Santo ilumine e inspire os casais em sua missão e lhes conceda a paz.
Todos. Amém!
Pe. Desça sobre todos vós a bênção de Deus todo-poderoso: Pai † e Filho e Espírito Santo.
Todos. Amém.
Pe. Glorificai a Deus com vossa vida e vossa família. Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe.
Todos. Graças a Deus.

7. ORAÇÃO PELA FAMÍLIA
1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente / Que nenhuma família termine por falta de amor / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente / E que nada no mundo separe um casal sonhador! Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte / Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois.
Que a família comece e termine sabendo onde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor / E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém! / Abençoa, Senhor, a minha também.
2. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida / Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão / Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida / Que a família ce-lebre a partilha do abraço e do pão! / Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho / Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois. / Que a família come-ce e termine sabendo onde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.