RELIGIOSOS ORDENADOS OU NÃO

QUE AMOR É ESSE?

Que amor é esse que sinto que me leva a não me preocupar com a possibilidade de ter? Mas que me leva a só amar e querer doar-me? Que amor é esse que me faz tão livre a ponto de não me prender a mim mesmo? Que amor é esse que tenho por Ti que me faz deixar os que mais amo? Não há vocação sem cruz. Não há amor sem renúncia. Veja que renúncia você precisa fazer para seguir a sua vocação. Abrace a sua cruz e deixe de lado todos os medos, todas as dificuldades, incertezas e tudo o que lhe impede de realizar a sua vocação!

VOCACIONADOS

O processo vocacional na Congregação Servos do Sagrado Coração tem início, oficialmente, em cada ano, com o ENCONTRÃO VOCACIONAL que acontece sempre no último final de semana do mês de julho. Nele os jovens que se sentem chamado á vocação religiosa têm a oportunidade de conhecer a realidade própria da congregação, seus membros, seu carisma, sua missão e sua atuação. Nesses encontros variados temas vocacionais são trabalhados através de atividades em grupo, conferências, simpósios e conversas com os irmãos da equipe vocacional e da equipe de formadores. Também nesses encontros os vocacionados têm a oportunidade de vivenciar a rotina da Casa dos Servos do Sagrado Coração, conviver e compartilhar sonhos e experiências com os postulantes, noviços, religiosos ordenados e religiosos não ordenados de nossa família religiosa.

Ademais, durante o ano realizamos visitas domiciliares aos vocacionados que desejam nos conhecer melhor visando um posterior ingresso em nossa família religiosa, ou não. Depois do acompanhamento presencial domiciliar e/ou por correspondência, e do diálogo com a equipe vocacional através do Encontrão Vocacional, os vocacionados poderão solicitar para ingressarem em nossa família religiosa. São convidados também a fazer uma experiência de convivência aos finais de semana, a qualquer período do ano, em alguma de nossas casas em data combinada com cada comunidade religiosa e de acordo com a disponibilidade de cada vocacionado.

Todo vocacionado deve ser apresentado pelo seu pároco ou outro sacerdote de sua paróquia. A conhecida “carta de apresentação”.

Para os jovens que estão em seminários diocesanos e/ou em outras congregações religiosas, qualquer visita deve ser feita com o consentimento prévio de seus formadores, que serão consultados.

Para os jovens egressos de seminários diocesanos ou outras comunidades religiosas será preciso, além da “carta de apresentação” do pároco ou outro sacerdote de sua paróquia, uma carta de referência dos antigos formadores, a quem a congregação pedirá os informes devidos.

A idade do candidato, a condição social e/ou racial, a distancia geográfica da sua residência ou a titulação acadêmica não são requisitos preponderantes para um acolhimento em nossa família religiosa. Deus chama pelo nome e não pela idade, cor, condição social ou titulação acadêmica. Chama para um serviço.

SOMOS TODOS CHAMADOS A SERMOS RELIGIOSOS

Quem entra na vida Religiosa Servos do Sagrado Coração não tem como objetivo primeiro ser sacerdote, ser padre. Tem, em primeiro lugar, a vontade de ser Servo do Sagrado Coração, de ser irmão. O ideal de vida dos Servos é o mesmo para todos: seguir Jesus Cristo. O que todos têm de comum é a consagração religiosa, de serviço a Deus e aos irmãos. Por isso, entre os Servos do Sagrado Coração não dever haver discriminação se este é padre e/ou aquele irmão, pois antes de ser padre o Servo do Sagrado Coração tem como primeiro objetivo e compromisso ser irmão. Eles devem se ajudar mutuamente, animando-se nas dificuldades e convivendo fraternalmente. Os Servos do Sagrado Coração, no serviço à Igreja e às comunidades cristãs, prestam diferentes formas de serviços: trabalhando com o povo, catequizando, assistindo aos doentes, em movimentos populares, servindo nos trabalhos internos de sua comunidade religiosa, etc. Se o Servo do Sagrado Coração assume o sacerdócio, ele também serve a Igreja na pregação, na administração dos sacramentos e no acompanhamento das comunidades cristãs em uma determinada paróquia/diocese e sempre morará em comunidade e em comunhão com os demais irmãos formando uma comunidade de religiosos. Portanto, o objetivo primeiro de quem quer ser Servo do Sagrado Coração é de ser irmão e a partir da necessidade da Igreja, poderá ser chamado a servir como irmão religioso ordenado a serviço da Igreja local, da Congregação e do mundo.

O RELIGIOSO NÃO ORDENADO

Ser religioso não implica necessariamente ser padre. A finalidade da vida religiosa é a imitação de Jesus Cristo pela vivência dos votos. A vida religiosa é uma forma de o cristão se consagrar a Deus. O Irmão Religioso Servo do Sagrado Coração é aquele que assumiu viver o Evangelho de Cristo, mas não como sacerdote. O campo de trabalho do irmão é muito vasto e há muitas possibilidades de atuação apostólica na Igreja. Os Servos do Sagrado Coração têm diversas formas de atuação que não a paroquial. É um carisma dinâmico que permite as mais diversas atividades como modo de ser e de servir ao Povo de Deus.

O RELIGIOSO ORDENADO

Ser padre não é o essencial da vida religiosa. O sacerdócio é assumido pelo religioso Servo do Sagrado Coração como forma de serviço à Igreja. O padre possui algumas funções que somente ele pode executar como, por exemplo, a administração dos sacramentos da confissão, da unção dos enfermos, a celebração da Santa Missa, etc. O Religioso Servo do Sagrado Coração Sacerdote deve se caracterizar por um jeito todo próprio do servo atuar no meio do povo, da Igreja.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

SERVOS DO SAGRADO CORAÇÃO - 1ª SEMANA DE CONVIVÊNCIA VOCACIONAL 2019



1ª SEMANA DE CONVIVÊNCIA VOCACIONAL 2019

Estimado jovem,

É com alegria que a Equipe de Acompanhamento Vocacional - EAV da Associação dos Servos do Sagrado Coração convida você para a 1ª SEMANA DE CONVIVÊNCIA VOCACIONAL 2019, com o Tema: A VIDA TE CHAMA: para onde vais? que acontecerá nos dias 01, 02, 03, 04, 05 e 06 de Março de 2019 (durante o carnaval 2019) na Casa Geral dos Servos do Sagrado Coração em Campos Sales, Ceará, Brasil.

Esta semana de convivência será importante e especial pra você porque lhe possibilita conhecer todos os jovens que desejam se juntar a nós no serviço do reino de Deus oportunizando aos mesmos conhecer nossa família religiosa e à nossa família religiosa, conhecê-los.

Para fins de organização pedimos que todos devem chegar no seminário durante todo o dia de sexta-feira, dia 1º de março de 2019.

Trazer lençol e materiais de higiene pessoal (escova, creme dental, sabonetes, etc). Se tomar algum tipo de remédio, não esquecer de trazer. As passagens, de ida e de volta é por conta do vocacionado.

Caso você deseje participar conosco, imprima, responda a ficha de inscrição em anexo e envie, via correio postal,  para o endereço abaixo, ou imprima, preencha, faça uma foto legível e envie para o Whatsapp (88) 99750 4657 ou para o e-mail antoniofranciscodopiaui@hotmail.com  até quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2019.

Serão aceitos para a convivência vocacional somente aqueles vocacionados que se inscreverem dentro dos prazos acima.

Fraternalmente em Cristo e Maria Santíssima,
Ir. Antonio Francisco Silva, SSCV
Pela Equipe de Acompanhamento Vocacional - EAV
Estrada da Confiança - Largo do Seminário, s/n - Bairro Seminário.
CEP. 63.150-000 / Campos Sales - Ceará - Brasil
E-mail - antoniofranciscodopiaui@hotmail.com
Cel/Whatsapp/Tim - (88) 99750 4657

SANTA CATARINA VOLPICELLI


QUEM É SANTA CATARINA VOLPICELLI?
CATARINA VOLPICELLI, Fundadora das Servas do Sagrado Coração, pertence à classe dos “apóstolos, dos pobres e marginalizados”, que no século XIX para Nápoles foram um luminoso sinal da presença de Cristo “Bom Samaritano”, que se aproxima de cada homem que sofre no corpo e no espírito, para derramar sobre suas feridas, o óleo da consolação e o vinho da esperança (Missal Romano, 2° ed. Italiana, Roma 1983, Prefácio comum VIII, p. 3752).
Nascida em Nápoles, Itália, no dia 21 de janeiro de 1839, Catarina recebeu no seio de sua família de alta burguesia, uma sólida formação humana e religiosa. No colégio educandário San Marcelino aprendeu letras, línguas e música, o que não era frequente para as mulheres do seu tempo.
Guiada então pelo Espírito do Senhor, que lhe revelava o projeto de Deus através da voz dos sábios e santos diretores espirituais, Catarina que, no entanto, julgava-se mais importante que a sua irmã, a brilhar na sociedade frequentando teatros e espetáculos de danças, renunciou com prontidão os efêmeros valores de uma vida elegante e despreocupada, para aderir com generosa decisão a uma vocação de perfeita santidade.
O encontro ocasional com o Beato Ludovico da Casoria em 19 de setembro de 1854, em “La Palma” em Nápoles, foi como afirmou a mesma Santa: “um momento singular de graça providencial, de caridade e de predileção do Sagrado Coração, enamorado pelas misérias de sua humilde serva”. O Bem Aventurado indicou como único objetivo de sua vida, o culto ao Sagrado Coração de Jesus, convidando-a para permanecer em meio à sociedade, na qual deveria “ser pescadora de almas”.
Guiada, então pelo seu confessor, em 28 de maio de 1859, Catarina entrou entre as Adoradoras Perpétuas de Jesus Sacramentado, saindo porém com pouco tempo, por graves motivos de saúde.

O desígnio de Deus sobre Catarina era outro, havia bem entendido o Beato Ludovico da Casoria que muitas vezes dizia: “O Coração de Jesus é a tua obra, Catarina!”.
Sob a indicação do seu Confessor, Catarina conhece o bilhete mensal do Apostolado da Oração da França, recebendo através dele notícias detalhadas da nascente associação com o diploma de Zeladora, sendo o primeiro que chegou na Itália. Em julho de 1867, Pe. Ramière visita o Palácio de Largo Petrone em Nápoles, onde Catarina pensava estabelecer a sede de suas atividades apostólicas, para “fazer renascer nos corações, nas famílias e na sociedade o amor por Jesus Cristo”.
O Apostolado da Oração, será o ponto central da espiritualidade de Catarina, que a impulsionará a cultivar o seu ardente amor pela Eucaristia, através do qual será instrumento de Ação Pastoral sob as dimensões do Coração de Cristo, abrindo-se a cada homem, sempre a serviço da Igreja, dos últimos e dos sofredores.
Com as primeiras Zeladoras, no dia 1° de julho de 1874, Catarina funda o novo Instituto das Servas do Sagrado Coração, aprovado antes pelo Cardeal Arcebispo de Nápoles, o Servo de Deus, Sisto Riario Sforza, e em seguida aos 13 de junho de 1890, pelo Papa Leão XIII, que concede à nova família religiosa o “Decreto de louvor”.
Preocupada pela sorte da juventude, abriu o orfanato das “Margherite”, fundou uma biblioteca circulante e instituiu a Associação das Filhas de Maria, com a sábia guia da venerável Maria Rosa Carafa Traetto.
Em breve tempo abriu outras casas: em Nápoles, no Palácio San Severo e depois na Sapienza, em Ponticelli, onde as Servas distinguiram-se na assistência às vítimas da cólera em 1884, em Minturno, em Meta di Sorrento e em Roma.
Aos 14 de maio de 1884 o novo Arcebispo de Nápoles, o Cardeal Guglielmo Sanfelice, OSB, consagrou o Santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que a Volpicelli havia construído ao lado da Casa Madre, destinando-o particularmente à adoração reparadora pedida pelo Papa, para sustentar a Igreja, num período difícil para a liberdade religiosa e para o anúncio evangélico.
A participação de Catarina no primeiro Congresso Eucarístico Nacional, celebrado em Nápoles em 1891 (19-22 de novembro) foi um ato culminante do Apostolado da Fundadora e das Servas do Sagrado Coração. Naquela ocasião, realizou uma rica exposição de paramentos sacros destinados às igrejas necessitadas, organizou a Adoração Eucarística na Catedral e foi a animadora daquele movimento, levando muitas pessoas à confissão e “Comunhão geral”.
Catarina Volpicelli, morreu em Nápoles, Itália, no dia 28 de dezembro de 1894.
A causa de Beatificaçãoe Canonização das eminentes testemunhas de caridade do Coração de Cristo, após a instrução do Processo Ordinário nos anos 1896-1902 na Cúria Eclesiástica de Nápoles, foi oficialmente introduzida naquele tempo, à Sagrada Congregação dos Ritos aos 11 de janeiro de 1911.
Em 25 de março de 1945 o Santo Padre Pio XII, declarava as virtudes heroicas de Catarina, atribuindo-lhe o título de Venerável.
Em 28 de junho de 1999, Sua Santidade João Paulo II, aprova a leitura do decreto da sua Beatificação.
No dia 29 de abril de 2001 Sua Santidade Papa João Paulo II a proclamou Bem-aventurada.
No dia 6 dezembro de 2008 o Santo Padre Papa Bento XVI dispõe a promulgação do Decreto a respeito do milagre para a Canonização.
Domingo, 26 de Abril de 2009, Terceiro Domingo da Páscoa, na Praça de São Pedro, Catarina Volpicelli é canonizada pelo Papa Bento XVI que naquela solenidade assim se expressou: “...demos graças ao Senhor pelo dom da santidade, que hoje resplandece na Igreja com singular beleza em ... Caterina Volpicelli. Deixemo-nos atrair pelos seus exemplos, deixemo-nos guiar pelos seus ensinamentos, a fim de que também a nossa existência se torne um cântico de louvor a Deus, nas pegadas de Jesus, adorado com fé no mistério eucarístico e servido com generosidade no nosso próximo. Que nos obtenha a realização desta missão evangélica a materna intercessão de Maria, Rainha dos Santos, e deste novo luminoso exemplo de santidade, que hoje com alegria veneramos. Amém!”.
Santa Catarina Volpicelli é também a inspiradora da Congregação Masculina Servos do Sagrado Coração, fundada em 1994 pelo Padre José Wilton Leite em Campos Sales-CE, na Diocese de Crato.
Em 20 de maio de 1993, a convite das Servas do Sagrado Coração o Pe. José Wilton Leite viajou à Itália para participar da cerimônia de profissão religiosa das três primeiras Servas Brasileiras: Ir. Rosalina, Ir. Lourdes e Ir. Fátima, todas natural da cidade de Campos Sales/CE. Durante a sua permanência em terras europeias, exatamente 2 meses, teve a oportunidade de conhecer mais a respeito das Servas e, visitando o túmulo de Santa Catarina sentiu, como afirmará mais tarde “algo inexplicável”, que o conduziu a uma missão que jamais havia imaginado realizar. Aprofundando-se melhor na história de Santa Catarina Volpicelli, tomou conhecimento do desejo da Santa de fundar o ramo masculino de sua família religiosa. Este objetivo, porém não teve êxito, devido a sua morte prematura aos 55 anos de idade, em 1894.
Regressando ao Brasil o Pe. José Wilton Leite esteve sempre entusiasmado com a ideia de fundar, aqui no Brasil, uma congregação religiosa, que viesse suprir as necessidades pastorais e os anseios dos jovens que o procuravam. Resolveu não mais enviar jovens vocacionados a outros lugares. Ele próprio os acolheria em sua casa. Dizia: “o Brasil, principalmente o Nordeste, é muito rico em vocações. É para receber os jovens e dá-lhes uma chance de realizar em suas vidas o projeto que o Pai lhes reservou que surgirá a obra dos Servos do Sagrado Coração. Nasce então, oficialmente, em 10 de fevereiro de 1994 os Servos do Sagrado Coração, com a Graça de Deus e o apoio das Servas do Sagrado Coração, em especial da então Madre geral, Ir. Sossia Constanzo.

SERVOS E SERVAS DO SAGRADO CORAÇÃO/SANTA CATARINA VOLPICELLI - SEMANA VOLPICELLIANA 2019


SEMANA VOLPICELLIANA E TRÍDUO EM HONRA A SANTA CATARINA VOLPICELLI NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA EM CAMPOS SALES-CEARÁ.
Campos Sales(CE), de 13 a 22 de Janeiro de 2019
TEMA - Relançar a Vida Apostólica - Anunciar a esperança, sendo uma missão sobre esta terra.

CONVITE

Queridos irmãos e irmãs, queridos devotos e devotas, estamos nos aproximando de mais uma Festa de Santa Catarina Volpicelli que este ano de 2019 acontecerá no período de 13 a 22 de Janeiro na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Campos Sales-CE. Vimos com muita alegria convidar você, sua família e sua comunidade para juntos vivermos esse tempo forte de oração, de missão, de louvor, de fé e de agradecimento a Deus. Celebrar a Festa de Santa Catarina Volpicelli deve ser para cada um de nós tempo de graça no qual renovamos o nosso compromisso de seguir Jesus.

Esse ano o tema da Festa de Santa Catarina Volpicelli será: Relançar a Vida Apostólica - Anunciar a esperança, sendo uma missão sobre esta terra. Com esse tema estamos em comunhão com toda a Igreja que esse ano conclama a todos os fiéis a viverem com maior intensidade o seu chamado a ser missionário do Senhor. Nesse sentido, a Semana Volpicelliana e o Tríduo em louvor à Santa Catarina Volpicelli serão mais uma oportunidade para contemplarmos o mistério do Amor de Deus que é fonte de alegria, serenidade, paz e missão.

Que possamos, queridos irmãos e irmãs, nesses dias de festa crescermos na nossa capacidade de seguir Jesus Cristo, assim como Santa Catarina seguiu. Que esses dias de celebração e de oração tragam para a nossa vida e para a vida de nossas famílias paz, consolo, conforto e amor! Convidamos você a participar conosco destes dias de orações.

Contamos com sua preciosa presença, sua ajuda e sua participação! Desde já nossa gratidão a todos pelo trabalho, pelo empenho, pela colaboração e pela presença. Desejamos boa Semana Volpicelliana, bom Tríduo e boa Festa de Santa Catarina a todos. Que Deus nos abençoe, nos ilumine e nos proteja!

Nosso fraterno abraço a todos!

Pe. José Wilton Leite, SSCC
Servas do Sagrado Coração
e Servos do Sagrado Coração.


PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E SOCIAL

Domingo, dia 13 de Janeiro 2019        
Às 08h, às 12h, às 17h e às 19h - Stand / Mostra Vocacional
Após as Missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha em Campos Sales-CE.

Segunda-feira, dia 14 de Janeiro 2019          
Às 19h - Terço Vocacional  na Capela Nossa Senhora Aparecida no Bairro Aparecida.

Terça-feira / 15 de Janeiro 2019           
Às 19h - Grupo de Oração - RCC e entronização da imagem de Santa Catarina Volpicelli na Capela de Santo Antônio no Bairro Expansão - Quadra G. Campos Sales-CE.

Quarta-feira / 16 de Janeiro 2019         
Às 19h - Celebração Eucarística - Santa Missa no Centro de Pastoral Raffaelina Constanzo (Ca sa das Irmãs Servas do Sagrado Coração) Campos Sales-CE.

Quinta-feira / 17 de Janeiro 2019          19h    
Entronização da imagem de Santa Catarina Volpicelli na Capela de São Francisco no Bairro Guarani - Campos Sales/CE.

Sexta-feira / 18 de Janeiro 2019           
Às 19h - Entronização da Imagem de Santa Catarina Volpicelli e Missa da Aliança de Amor na Capela da Mãe Rainha no Bairro Alto Alegre - Campos Sales/CE.

Sábado / 19 de Janeiro 2019 - Abertura do Tríduo a Santa Catarina Volpicelli.
Às 18h - Recitação do Terço Mariano com todos os Terços dos homens da Paróquia Nossa Senhora da Penha.    
Às 19h - Celebração Eucarística - Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha em Campos Sales-CE. Logo após a Santa Missa haverá barracão com a venda de comidas e artigos religiosos na Praça da Igreja Matriz.      

Domingo dia 20 de Janeiro 2019         
Às 08h, às 17h e às 19h - Celebração Eucarística - Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha em Campos Sales-CE. Logo após a Santa Missa das 19h haverá barracão com a venda de comidas e artigos religiosos na Praça da Igreja Matriz.         
Às 09 da manhã - Celebração Eucarística - Santa Missa na intenção do Padre Cícero Romão Batista no Seminário Servos do Sagrado Coração na Estrada da Confiança - Campos Sales-CE.

Segunda-feira / 21 de Janeiro 2019
Às 19h - Entronização da Imagem de Santa Catarina Volpicelli na Capela de Nossa Senhora das Graças no Bairro Batalhão, Campos Sales-CE.

Terça-feira / 22 de Janeiro 2019 - FESTA DE SANTA CATARINA VOLPICELLI.
Às 09 horas da manhã - Santa Missa no Seminário Servos do Sagrado Coração na Estrada da Confiança - Campos Sales-CE com Servos e Servas do Sagrado Coração e toda a Comunidade paroquial de Campos Sales-CE.
Às 18h - Recitação do terço no Centro de Pastoral Raffaelina Constanzo (Casa das Irmãs) Campos Sales-CE, seguido de procissão saindo da Casa das Irmãs para a Igreja Matriz sob a organização do Apostolado da Oração.
Às 19h - Celebração Eucarística - Santa Missa na Igreja Matriz. Logo após a Santa Missa haverá barracão com a venda de comidas e artigos religiosos, e um bingão beneficente na Praça da Igreja Matriz em prol da Casa das Servas do Sagrado Coração. Cartelas apenas R$ 10,00.  

MAIS INFORMAÇÕES

Servas do Sagrado Coração
(88) 3533 1339 / 99614 2386

Servos do Sagrado Coração
(88) 99600 9624 / 99965 6868

QUEM É SANTA CATARINA VOLPICELLI?
CATARINA VOLPICELLI, Fundadora das Servas do Sagrado Coração, pertence à classe dos “apóstolos, dos pobres e marginalizados”, que no século XIX para Nápoles foram um luminoso sinal da presença de Cristo “Bom Samaritano”, que se aproxima de cada homem que sofre no corpo e no espírito, para derramar sobre suas feridas, o óleo da consolação e o vinho da esperança (Missal Romano, 2° ed. Italiana, Roma 1983, Prefácio comum VIII, p. 3752).
Nascida em Nápoles, Itália, no dia 21 de janeiro de 1839, Catarina recebeu no seio de sua família de alta burguesia, uma sólida formação humana e religiosa. No colégio educandário San Marcelino aprendeu letras, línguas e música, o que não era frequente para as mulheres do seu tempo.
Guiada então pelo Espírito do Senhor, que lhe revelava o projeto de Deus através da voz dos sábios e santos diretores espirituais, Catarina que, no entanto, julgava-se mais importante que a sua irmã, a brilhar na sociedade frequentando teatros e espetáculos de danças, renunciou com prontidão os efêmeros valores de uma vida elegante e despreocupada, para aderir com generosa decisão a uma vocação de perfeita santidade.
O encontro ocasional com o Beato Ludovico da Casoria em 19 de setembro de 1854, em “La Palma” em Nápoles, foi como afirmou a mesma Santa: “um momento singular de graça providencial, de caridade e de predileção do Sagrado Coração, enamorado pelas misérias de sua humilde serva”. O Bem Aventurado indicou como único objetivo de sua vida, o culto ao Sagrado Coração de Jesus, convidando-a para permanecer em meio à sociedade, na qual deveria “ser pescadora de almas”.
Guiada, então pelo seu confessor, em 28 de maio de 1859, Catarina entrou entre as Adoradoras Perpétuas de Jesus Sacramentado, saindo porém com pouco tempo, por graves motivos de saúde.

O desígnio de Deus sobre Catarina era outro, havia bem entendido o Beato Ludovico da Casoria que muitas vezes dizia: “O Coração de Jesus é a tua obra, Catarina!”.
Sob a indicação do seu Confessor, Catarina conhece o bilhete mensal do Apostolado da Oração da França, recebendo através dele notícias detalhadas da nascente associação com o diploma de Zeladora, sendo o primeiro que chegou na Itália. Em julho de 1867, Pe. Ramière visita o Palácio de Largo Petrone em Nápoles, onde Catarina pensava estabelecer a sede de suas atividades apostólicas, para “fazer renascer nos corações, nas famílias e na sociedade o amor por Jesus Cristo”.
O Apostolado da Oração, será o ponto central da espiritualidade de Catarina, que a impulsionará a cultivar o seu ardente amor pela Eucaristia, através do qual será instrumento de Ação Pastoral sob as dimensões do Coração de Cristo, abrindo-se a cada homem, sempre a serviço da Igreja, dos últimos e dos sofredores.
Com as primeiras Zeladoras, no dia 1° de julho de 1874, Catarina funda o novo Instituto das Servas do Sagrado Coração, aprovado antes pelo Cardeal Arcebispo de Nápoles, o Servo de Deus, Sisto Riario Sforza, e em seguida aos 13 de junho de 1890, pelo Papa Leão XIII, que concede à nova família religiosa o “Decreto de louvor”.
Preocupada pela sorte da juventude, abriu o orfanato das “Margherite”, fundou uma biblioteca circulante e instituiu a Associação das Filhas de Maria, com a sábia guia da venerável Maria Rosa Carafa Traetto.
Em breve tempo abriu outras casas: em Nápoles, no Palácio San Severo e depois na Sapienza, em Ponticelli, onde as Servas distinguiram-se na assistência às vítimas da cólera em 1884, em Minturno, em Meta di Sorrento e em Roma.
Aos 14 de maio de 1884 o novo Arcebispo de Nápoles, o Cardeal Guglielmo Sanfelice, OSB, consagrou o Santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que a Volpicelli havia construído ao lado da Casa Madre, destinando-o particularmente à adoração reparadora pedida pelo Papa, para sustentar a Igreja, num período difícil para a liberdade religiosa e para o anúncio evangélico.
A participação de Catarina no primeiro Congresso Eucarístico Nacional, celebrado em Nápoles em 1891 (19-22 de novembro) foi um ato culminante do Apostolado da Fundadora e das Servas do Sagrado Coração. Naquela ocasião, realizou uma rica exposição de paramentos sacros destinados às igrejas necessitadas, organizou a Adoração Eucarística na Catedral e foi a animadora daquele movimento, levando muitas pessoas à confissão e “Comunhão geral”.
Catarina Volpicelli, morreu em Nápoles, Itália, no dia 28 de dezembro de 1894.
A causa de Beatificaçãoe Canonização das eminentes testemunhas de caridade do Coração de Cristo, após a instrução do Processo Ordinário nos anos 1896-1902 na Cúria Eclesiástica de Nápoles, foi oficialmente introduzida naquele tempo, à Sagrada Congregação dos Ritos aos 11 de janeiro de 1911.

Em 25 de março de 1945 o Santo Padre Pio XII, declarava as virtudes heroicas de Catarina, atribuindo-lhe o título de Venerável.
Em 28 de junho de 1999, Sua Santidade João Paulo II, aprova a leitura do decreto da sua Beatificação.
No dia 29 de abril de 2001 Sua Santidade Papa João Paulo II a proclamou Bem-aventurada.
No dia 6 dezembro de 2008 o Santo Padre Papa Bento XVI dispõe a promulgação do Decreto a respeito do milagre para a Canonização.
Domingo, 26 de Abril de 2009, Terceiro Domingo da Páscoa, na Praça de São Pedro, Catarina Volpicelli é canonizada pelo Papa Bento XVI que naquela solenidade assim se expressou: “...demos graças ao Senhor pelo dom da santidade, que hoje resplandece na Igreja com singular beleza em ... Caterina Volpicelli. Deixemo-nos atrair pelos seus exemplos, deixemo-nos guiar pelos seus ensinamentos, a fim de que também a nossa existência se torne um cântico de louvor a Deus, nas pegadas de Jesus, adorado com fé no mistério eucarístico e servido com generosidade no nosso próximo. Que nos obtenha a realização desta missão evangélica a materna intercessão de Maria, Rainha dos Santos, e deste novo luminoso exemplo de santidade, que hoje com alegria veneramos. Amém!”.
Santa Catarina Volpicelli é também a inspiradora da Congregação Masculina Servos do Sagrado Coração, fundada em 1994 pelo Padre José Wilton Leite em Campos Sales-CE, na Diocese de Crato.
Em 20 de maio de 1993, a convite das Servas do Sagrado Coração o Pe. José Wilton Leite viajou à Itália para participar da cerimônia de profissão religiosa das três primeiras Servas Brasileiras: Ir. Rosalina, Ir. Lourdes e Ir. Fátima, todas natural da cidade de Campos Sales/CE. Durante a sua permanência em terras europeias, exatamente 2 meses, teve a oportunidade de conhecer mais a respeito das Servas e, visitando o túmulo de Santa Catarina sentiu, como afirmará mais tarde “algo inexplicável”, que o conduziu a uma missão que jamais havia imaginado realizar. Aprofundando-se melhor na história de Santa Catarina Volpicelli, tomou conhecimento do desejo da Santa de fundar o ramo masculino de sua família religiosa. Este objetivo, porém não teve êxito, devido a sua morte prematura aos 55 anos de idade, em 1894.
Regressando ao Brasil o Pe. José Wilton Leite esteve sempre entusiasmado com a ideia de fundar, aqui no Brasil, uma congregação religiosa, que viesse suprir as necessidades pastorais e os anseios dos jovens que o procuravam. Resolveu não mais enviar jovens vocacionados a outros lugares. Ele próprio os acolheria em sua casa. Dizia: “o Brasil, principalmente o Nordeste, é muito rico em vocações. É para receber os jovens e dá-lhes uma chance de realizar em suas vidas o projeto que o Pai lhes reservou que surgirá a obra dos Servos do Sagrado Coração. Nasce então, oficialmente, em 10 de fevereiro de 1994 os Servos do Sagrado Coração, com a Graça de Deus e o apoio das Servas do Sagrado Coração, em especial da então Madre geral, Ir. Sossia Constanzo.